Nome: Ao Oni
Plataforma: Rpg Maker XP
Gênero: Terror/Ação/Suspense/Puzzle
Criador: noprops
Ano: 2011
Versão: 6.23
Linguá: Inglês e Japonês
Analise do jogo e fonte: Brasgamer!
O jogo não é muito conhecido aqui no Brasil. No entanto, nos EUA e principalmente no Japão o game é bem popular até e foi febre quando foi lançado.
O jogo então começa. Você assume o controle de Hiroshi, o único do grupo que parece ter algum cérebro. Deixando nossos amigos no Hall, saímos para investigar um pouco a casa e quando voltamos à entrada vemos que todos sumiram. Inicia-se então uma busca pelo resto do grupo.
O jogo é repleto de puzzles e desafios como “pegue esta chave e use nesta porta”. Isso requer bastante exploração e deixa a jogabilidade variada. Mas o diferencial é o monstro que te persegue no jogo. O monstro é o “Ao Oni”, que significa “diabo azul”. O nome combina bem com o demônio, que você confere na foto abaixo.
O Ao Oni aparece muito de repente em diferentes partes da casa, e a sua súbita aparição garante vários sustos engraçados no decorrer do game. A única solução contra o fantasma é fugir, e se ele te pegar é Game Over. O pior é que o bicho corre pra... pra... caramba, o que torna bem difícil fugir dele.
Apesar de quebrar a monotonia dos puzzles, se torna realmente frustrante e irritante fugir do animal. Ao Oni te persegue entre os cenários e por vezes desaparece misteriosamente. Mas reaparece tão de repente quanto desaparece, o que dá ainda mais sustos no jogador.
Infelizmente, não espere grandes sentimentos de medo. O máximo que o game extrai são sustos, mas não medo nem tensão. Às vezes as fugas dos monstros são até cômicas.
O enredo do game, por outro lado, compensa. É simples e recheado de clichês, mas tem sua originalidade. A vontade é de jogar o jogo inteiro apenas para descobrir o desfecho do game.